let’s blogar
Design, propaganda, fotografia, cotidiano e tudo de bom que se encontra por aí…

Festival do photoshop

klavs
© Fotos: Klavs Bo Christensen

Um assunto que rendeu semana passada em alguns blogs de fotografia foi a eterna polêmica do uso do photoshop. O concurso Picture of The Year in Denmark retirou do concurso as fotos do fotógrafo dinamarquês Klavs Bo Christensen depois que foram analizadas suas fotos originais em RAW. A notícia saiu no Press Fotograf Bundet e foi parar no blog Olha, vê, do Alexandre Belem, aonde o assunto esquentou nos comentários com gente a favor e gente contra essa história. A polêmica tb foi parar no blog do Clício aonde a discussão continua.

E vc, o que acha dessa polêmica?

16 comments

16 Comments so far

  1. Tainá Ribeiro April 20th, 2009 4:28 pm

    Acho que tem espaço pra cada categoria. Quer brincar de deus na fotografia? Beleza. Mas trapacear é feio demais.

  2. Daniel Nobre April 20th, 2009 4:41 pm

    Depende do concurso, depende do uso. Agora, com a disseminação desse tipo de alteração, fica claro que os concursos terão que elaborar regras mais claras e específicas. Orgãos reguladores, editores de revistas e jornais, terão que definir até que ponto isso será aceito. No fim vai depender do nom senso de cada um. O cara alterou contraste, cor, etc… isso é feito há muito tempo, é só ver as fotos da magnum, alex webb, david alan harvey… subexpoem o chromo para obter cores fortes, vermelhos surreais, e sombras totalmente chapadas, isso é alteração também… premiada e admirada. Quem fotografa com Velvia sabe que aquilo está longe da realidade, as cores são super saturadas, fortes demais, longe do real.

    Nesse concurso ele não foi aceito, em outro poderia ganhar (apesar das fotos serem ruins)… : )

    Daniel

  3. etasafo April 21st, 2009 12:45 am

    Se a fotografia for artística não deve haver limites para a criatividade. Se for documental ou jornalística o bom senso sempre deve ser levado em conta. Mas como quantificar isso? Acredito que vai prevalecer a visão de quem julga.

    etasafo
    emanuelfotografo@yahoo.com.br

  4. jair April 21st, 2009 11:08 am

    Acredito que a manipulação digital de cores, contraste, níveis, curvas, totalmente aceitável. A problemática maior se dá quando alteramos posicionamento de elementos, tirar e colocar coisas que não estão na imagem e mudar o sentido da foto, ai concordo que é trapacear.
    Até mesmo Evandro Teixeira, trapaceou em uma foto de casamento para a coluna social de um jornal no rio, transformando um homem negro em branco, pedido feito a seu laboratorista no jornal, ai é o jeitinho brasileiro…rs
    Abraço!

  5. [...] Você pode comentar aqui no Pictura, lá no Olha, vê, que já tem 54 comentários ou ainda no Let’s blogar ou no Clicio Photo News E na nota do Obama photoshopado o PDN está enlaçado. Vamos em frente [...]

  6. Claudio Versiani April 22nd, 2009 6:19 am

    Amigo Danilo,
    salve a rede. Bela discussão.
    Já passei pelo Belém, pelo Clicio e agora Let’s blogar.
    Tudo muito bacana.
    Virou documento e virou referência.
    Lá no Pictura tem “Obama photoshopado”.
    Mais confusão.
    Gde ab.

  7. KK April 22nd, 2009 9:40 am

    Voltemos ao filme! É o único jeito.

  8. Felipe April 22nd, 2009 10:19 pm

    Não vejo motivo pra tirarem as fotos do concurso. Subexpor um fotograma e pensar na pós produção não é um recurso novo, pois isso já era feito no laboratório, alterando o tempo dos banhos, ou retirando um determinado químico do processo e ou usando um processo c41 pra filme e7 pra se conseguir um curva tonal diferente. A diferença para o digital é que qualquer pessoa com um Lightroom, Exposure ou qualquer outro software pode fazer muito mais rápido e de forma não destrutiva.
    Quando a tecnologia avança a cabeça das pessoas devem acompanhar. Esse tipo de atitude cria um bom tema pra discussão, mas, no final, acrescenta pouco.

  9. Clicio April 22nd, 2009 10:21 pm

    Voltar ao filme?
    Hahahahahaha!!!
    Me mato de rir!

  10. Clicio April 22nd, 2009 10:22 pm

    M A S O Q U I S T A !!!
    :-)

  11. leticia April 24th, 2009 1:49 pm

    falo como leiga, e como tal gostaria de saber se tal imagem foi manipulada. no fotojornalismo acho inaceitável e lamentável.
    parece que os fotografos mudernos andam é mesmo preguiçosos, isso sim!

  12. KK April 25th, 2009 10:43 pm

    Apesar da sugestão de voltar aos filmes ter sido mera piada, antigamente ninguém questionava o que Felipe falou (manipular a imagem com banhos, exposição, etc.)

  13. Felipe April 25th, 2009 10:52 pm

    Inaceitável e lamentável porque? Fundir fotos e retirar coisas é uma coisa, mas mexer no curves, no raw ou em qualquer outra forma de correção de cor não é crime. Vários fotógrafos ganharam prêmios fazendo uso de filtros de Densidade neutra, Polarizadores, Tabacos e outras técnicas que fazem quase a mesma coisa que se faz no raw hoje me dia. Sou fotógrafo profissional há 12 anos e hoje, com o advento do Lightroom, me sinto mais fotógrafo por ter controle de todo o processo da minha foto. Desde o clique até a correção de cor, que antigamente era feita por uma laboratirista meeiro.

  14. [...] discutimos nesses post o uso excessivo do photoshop em um concurso de fotografia. Ontem, o fotógrafo Clicio Barroso [...]

  15. [...] ao publicar fotos de sua autoria sem tratamento. A discussão se espalhou por outros blogs, como o Let’s blogar, do Danilo e fóruns como o [...]

  16. E a arte com isso? « Fotoclube f/508 May 3rd, 2009 7:39 pm

    [...] ao publicar fotos de sua autoria sem tratamento. A discussão se espalhou por outros blogs, como o Let’s blogar, do Danilo e fóruns como o [...]

Leave a reply